Segunda-feira, 15 de julho de 2002
Memória de São Boaventura, Bispo e Doutor,  cor litúrgica branca

Leitura:
Is 1, 10-17
Salmo:
49(50), 8-9.16bc-17.21 e 23
Evangelho:
Mt 10, 34-11,1

Santos do dia:
Rodolfo Lunkenbein, Boaventura de Albano (bispo e doutor da Igreja, franciscano da primeira ordem), Justa, Rosália, Bem-Aventurado Catulino (diácono e mártir), Eutrópio, Zózima e Bonosa, Tiago (fundou a Igreja da Nisíbia), Ana Maria Javouhey, Inácio Azevedo.

Oração do dia:
Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de São Boaventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade.

Leitura
Is 1, 10-17
APRENDEI A FAZER O BEM!

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 11Que me importa a abundância de vossos sacrifícios? - diz o Senhor. Estou farto de holocaustos de carneiros e de gordura de animais cevados; do sangue de touros, de cordeiros e de bodes, não me agrado.

12Quando entrais para vos apresentar diante de mim, quem vos pediu para pisardes os meus átrios? 13Não continueis a trazer oferendas vazias! O incenso é para mim uma abominação! Não suporto lua nova, sábado, convocação de assembléia: iniqüidade com reunião solene! 14Vossas luas novas e vossas solenidades, eu as detesto! Elas são para mim um peso, estou cansado de suportá-las.

15Quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos. Ainda que multipliqueis a oração, eu não ouço: Vossas mãos estão cheias de sangue! 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva.

Salmo
49(50), 8-9.16bc-17.21 e 23 (R/.23b)
A TODO HOMEM QUE PROCEDE RETAMENTE, EU MOSTRAREI A SALVAÇÃO QUE VEM DE DEUS

Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

"Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? E disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos".

Evangelho
Mt 10, 34-11,1
QUEM NÃO TOMA A SUA CRUZ E NÃO ME
SEGUE, NÃO É DIGNO DE MIM

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34"Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.

36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.

42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa". 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu dai, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

Comentando o Evangelho(1)
NÃO A PAZ, MAS A ESPADA!

A afirmação de Jesus a respeito de sua missão soa estranha. Qual terá sido a sua intenção ao declarar: "Não vim trazer a paz, e sim a espada"? Como combinar esta declaração com a bem-aventurança relativa aos construtores da paz?

As palavras de Jesus visam dirimir um mal-entendido. O alerta: "Não pensem que..." pressupõe que circulavam interpretações equivocadas sobre a sua missão. Muitos tinham-n9 na conta de um Messias pacificador, que haveria de instaurar o shalom em Israel, um tempo de bem-estar e prosperidade, obtida pelo aniquilamento de todos os adversários da nação, e pela recuperação da liberdade desde há muito perdida.

O caminho de Jesus é outro. Seu ministério terá como resultado criar uma grande divisão no seio da humanidade. Ou melhor, explicitar uma cisão que está latente, velada por um falso irenismo que encobre as maldades e as injustiças, impossibilitando a concretização do Reino na história humana: quem pertence e quem não pertence ao Reino.

Uma vez concretizada a divisão, ai sim, saber-se-á quem aderiu ao Reino e se dispõe a tomá-lo como parâmetro das próprias ações, e quem resiste a submeter-se à sua dinâmica. Então caberá aos discípulos do Reino, reconciliados entre si, buscar atrair quem optou pelo caminho contrário.

O ideal de Jesus é ver toda a humanidade reconciliada, mas sobre bases verdadeiras!

Primeira Leitura(2)
LAVAI-VOS, PURIFICAI-VOS

A situação pressuposta pelo presente trecho de Isaías é a de um povo dado a práticas cultuais feitas de abundantes sacrifícios, ofertas generosas aos agregados do templo, peregrinações e festas celebradas com afluência de gente em oração. Tudo parecida indicar um clima de excelente religiosidade, expressa nas formas em que tradicionalmente se manifestava a submissão do homem a Deus, e capaz de determinar a complacência do profeta ao atribuir a Deus sentimentos d repulsa e uma espécie de sensação de náusea com relação àquilo que a mentalidade comum considerava o ato supremo do culto.

Salmo(3)
PARA O CULTO EM ESPÍRITO

Embora freqüentemente chamado de salmo de instrução porque contém reflexões sobre a condição humana, este Salmo é, na verdade, uma confissão de confiança em Deus. Além disso, o inimigo é visto em maior profundidade - é a própria morte.

A experiência mostra que a morte leva todos, os sábios (os justos) e os maus. A riqueza que outrora encorajava os maus a praticar a violência será espalhada. Um refrão afirmando que a morte nivela todos encerra a primeira parte no versículo 13 e a Segunda no versículo 21.

Santo do Dia(4)
SÃO BOAVENTURA

São Boaventura nasceu em Bagnoregio, no centro da Itália, em 1218, recebendo no batismo o nome de João Fidanza. Uma gravíssima doença o estava vitimando ainda pequeno, quando a mãe desesperada levou-o a São Francisco em Assis, a fim de que orasse sobre ele, fazendo o voto de consagrá-lo à vida religiosa se sarasse. O santo de Assis tomou-o nos braços, rezou e eis o milagre: imediatamente ficou bom. O santo, vendo este milagre, exclamou: "Ó, boa ventura!" nome que ficou no menino daí para frente.

Aos vinte anos Boaventura decidiu entrar na Ordem Franciscana que ainda respirava o suave carisma da primeira geração, após a morte do Fundador. Esta Ordem irmanava a simplicidade evangélica com a ciência e o zelo apostólico. Toda a vida religiosa de São Boaventura foi uma síntese harmoniosa de extremos distantes: ação e contemplação, rigor lógico e piedade mística, humildade e dom de governo. Enviado a Paris para os estudos superiores, teve como mestre o célebre Alexandre de Hales que admirava em Boaventura, junto com a inteligência aberta, a candura da alma, a inocência de vida, não hesitando em dizer: "Parece que o pecado original nele não achou lugar".

A mortificação dos sentidos unida à oração era o grande meio para conservar a inocência interior. Ordenado sacerdote, te' dom da eloqüência, o ardor da fé, que o tornaram extremamente comunicativo, penetrando com sua palavra no íntimo dos corações.

Não tendo ainda trinta anos, foi nomeado professo teologia, na Universidade de Sorbonne em Paris, o maior centro cultural do tempo, onde, contemporaneamente ao nosso santo, brilhavam, luzeiros, os mestres Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino

O século XIII foi o momento da síntese medieval, elevando do à fórmula de perfeição as tentativas e lutas dos séculos precede o estilo gótico, o regime municipal, as ordens mendicantes e, nas universidades, as Sumas Teológicas, espécie de enciclopédias do saber.

São Boaventura, com Santo Alberto e Santo Tomás: Aquino formavam a tríade perfeita desta síntese cultural eclesia: Seus escritos perfazem onze volumes in fólio; são obras clássica mística, de espiritualidade franciscana, comentários bíblicos, preleções teológicas, poesias, hinos sacros; inclusive a vida do patriarca Francisco.

Nota pessoal de sua espiritualidade é o Cristo, centro da criação. Na linha de São Bernardo, que nutria amor ardente à humanidade de Cristo, a obra teológica de Boaventura contribuiu para fundamentar esta corrente mística, que constitui uma das característica piedade cristã, durante a Idade Média. E chamado, por isso, o Doutor Seráfico. O Itinerário da alma para Deus é sua obra-prima de literatura mística.

Aos trinta e seis anos, Boaventura foi eleito ministro da Ordem Franciscana, isto é, o segundo sucessor de São Francisco Ordem que já contava com milhares de membros. Por 18 anos Boaventura percorreu toda a Europa, a fim de visitar os religiosos e coordenar as atividades da Ordem.

Consolidou a organização da Ordem, fomentou um de vida franciscana acessível a todos; por isso, foi respeitado até mais extremados rigoristas do seu tempo. Soube conduzir com rara prudência as experiências e intuições espirituais de São Francisco.

Ao completar 52 anos, o Papa o quis perto de si, nomeando-o cardeal e bispo de Albano, mas ficou pouco mais de um ano no novo cargo pastoral, pois, extremado pelas fadigas das viagens e trabalhos, veio a falecer durante o Concílio de Lião, na França, no 14 de julho de 1274. Tinha 56 anos.

(1) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998; (2) MISSAL COTIDIANO, pág. 1019, ©Paulus, 1997; (3) Trechos do COMENTÁRIO BÍBLICO ©Edições Loyola, 1999 e BÍBLIA DE JERUSALÉM, ©Paulinas, 1991; (4) O SANTO DO DIA, Dom Servilio Conti, pg 305 ©Vozes, 1997

clique aqui Grupos.com.br