Sábado, 28 de setembro de 2002
26ª Semana do Tempo Comum, cor litúrgica verde

Leitura:
Ecl 11, 9-12,8
Salmo:
89(90), 3-4.5-6.12-13.14 e 17 
Evangelho:
Lc 9, 43b-45

Santos do dia:
Venceslau, Eustóquia (418), Lourenço Ruiz (mártir em Nagasaki), Venceslau (929, mártir em Praga), Exupério (415), Salônio, Líoba (782), João de Dula (confessor franciscano, 1ª ordem)

Oração do dia:
Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna.


Leitura
Eclesiastes (Ecl 11, 9-12,8)
É PRECISO APROVEITAR ADEQUADA E OPORTUNAMENTE 
OS BENS QUE A VIDA NOS OFERECE

9Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos; fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas. 10Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade.

12'1Lembra-te do teu criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: "Não sinto prazer neles";2- antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva; 3quando os guardas da casa começarem a tremer, e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas 4e se fecharem as portas que dão para a rua; quando enfraquecer o ruído do moinho, e os homens se levantarem ao canto dos pássaros, e silenciarem as vozes das canções, 5e houver medo das alturas e sobressaltos no caminho, enquanto a amendoeira floresce, o gafanhoto se arrasta e a alcaparra perde o seu gosto, porque o homem se encaminha para a morada eterna, e os que choram já rondam pelas ruas; 6_antes que se rompa o cordão de prata e se despedace a taça de ouro, a jarra se parta na fonte, a roldana se arrebente no poço, 7_antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus que o concedeu. 8Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade.

Salmo
89(90), 3-4.5-6.12-13.14 e 17 (R/.1) 
Ó SENHOR, VÓS FOSTES SEMPRE UM REFÚGIO PARA NÓS

Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: "Voltai ao pó, filhos de Adão!" Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.

Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tomai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

Evangelho
Lucas (Lc 9, 43b-45)
A ENTREGA EM PROL DA SALVAÇÃO DO SER HUMANO

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44"Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens"'. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

Comentando o Evangelho(1)
PALAVRAS OBSCURAS

O anúncio da paixão que se aproximava soou, aos ouvidos dos discípulos de Jesus, como palavras obscuras. Eles se maravilhavam com os feitos de Jesus, manifestações de um poder até então desconhecido. Suas palavras cheias de sabedoria e autoridade não deixavam margem para dúvida:

ele só poderia ter vindo de Deus. A maneira lúcida como enfrentava os adversários, impedindo que o enredassem em suas artimanhas, dava margem para nutrirem fundadas esperanças a respeito dele.

Por isso, o anúncio de que o "Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens" tomou-os de surpresa. Estavam despreparados para compreender que o caminho de ingresso no Reino passaria, inevitavelmente, pela cruz. Eram incapazes de compreender que o ministério de Jesus, enquanto fundado na dinâmica do Reino, estava fadado a estabelecer uma luta feroz contra seus opositores. E como Jesus se recusaria a lançar mão de meios violentos para se defender, embora pudesse suplicar a intervenção do Pai, chegaria o tempo em que não teria como se safar da fúria sanguinária de seus inimigos.

A compreensão dos discípulos só seria superada se fossem capazes de avaliar os acontecimentos ligados a Jesus, a partir da ótica de Deus. Apegados à sua mentalidade humana, estariam condenados a permanecer na obscuridade. Ainda que interrogassem Jesus e tivessem melhores informações, haveriam de continuar na mesma situação.

Primeira Leitura(2)
LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR NOS DIAS DA JUVENTUDE, ANTES QUE VOLTE O PÓ À TERRA E O SOPRO DE VIDA VOLTE A DEUS

Página final rica de profunda poesia e fina sabedoria humana. A velhice é semelhante à tarde da vida. Cessa a atividade humana, o moinho deixa o seu trabalho e esvaem-se as canções. O homem

encurva-se, a mulher deve renunciar a suas ocupações domésticas, começa a faltar alento, a vida deixa de parecer um dom. O desenvolvimento normal da vida vai da juventude à velhice. Todo homem nasce e morre. Mas Deus preside a essa evolução. Ninguém, exceto Deus, nunca poderá saber o que significou a presença de uma vida breve e insignificante na aparência. Cairão as "vaidades", só Deus permanecerá. Descobrir-se-á o valor de nosso "sim" ao Criador. Esta fidelidade, que não é busca de si mesmo, abre-nos, com os anos, à única realidade, o Cristo, nosso verdadeiro amor. Só então aparecerá a festa que não terá fim.

 

(1) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998; (2/3) Trechos do COMENTÁRIO BÍBLICO, ©Edições Loyola, 1999 e BÍBLIA DE JERUSALÉM, ©Paulinas, 1991.

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Attachment: evan.gif
Description: GIF image

Reply via email to