20 de Março

São Martinho

¨Minha vida presente na carne, eu vivo pela fé no filho de Deus,
que me amou e se entregou a si por mim.¨
Gl 2,20b

Hoje queremos proporcionar uma alegria especial aos nossos portugueses, falando de SÃO MARTINHO, de Braga.
Todos sabem que ele foi Bispo e Confessor da fé. Mas poucos se lembram que após uma peregrinação à Terra Santa -que fez no ano de 560 - tomou como missão a unidade dos cristãos da Galícia, que haviam passado para o arianismo (quer dizer, não aceitavam a divindade de Jesus).
Para isso, ele construiu mosteiros, centros de religiosidade e cultura. Afinal, tornou-se Bispo de Dume e Arcebispo de Braga.
São Martinho foi um grande organizador. Soube reunir concílios, sempre atento aos problemas de seu tempo; e soube, ainda, cuidar do progresso da evangelização.
Ainda lhe sobrou tempo para escrever sobre Moral Natural, a exemplo de Sêneca, grande escritor romano. Morreu em 580.

* * *

O verdadeiro amor é dinâmico, fértil, e nos leva a superar a todos os obstáculos para contruirmos o Reino de Deus.

Texto extraído do livro ¨Santos e Heróis do Povo¨, Cardeal Arns, 1996, Editora Letras & Letras, São Paulo.

  página do grupo cancelar assiantura

Responder a