OBEDIÊNCIA

 

Saber obedecer é mais perfeita ciência.

(Fr. Gabriel Telles)

 

         Torna-se evidente que saber obedecer é a mais perfeita ciência, ou uma das mais puras atitudes do ser humano, mas é bom que se compreenda bem a expressão, saber obedecer. A submissão por medo ou por ignorância é sempre destrutiva, por não ser encaminhada pelo bom senso.

         Quando a obediência se manifesta no momento exato, ela traz uma segurança, como o respeito do que está sendo obedecido, por marcar na sua consciência que aquele gesto está sendo filho da sabedoria espiritual.

         A alma que já entendeu o comando do Nosso Senhor Jesus Cristo é resignada na amplitude em que seu coração possa atingir; ela é tranqüila por saber que somente colhemos o que antes semeamos; ela é alegre, por não existir contradições dentro do mundo interno.

         A obediência é, pois, uma virtude amplamente divulgada e entendia pelos santos, porque dentro dessa educação cristã, as suas forças crescem, de sorte a se tornarem gigantes, na caridade e no amor.

         Todo espírito elevado é cheio de docilidade, porém, nunca se deixa ser dominado por idéias inferiores; comunga, com todos os irmãos, abençoando todos na dinâmica peculiar ao seu ser, ajudando a todos que se encontram a caminho a desvencilhar-se dos sentimentos que não correspondem à fraternidade e ao amor. Compete-nos, pois, anotar que os Espíritos inferiores os procuram, porque todos nós viemos da luz e, por força de nossa genealogia, gostamos da luz.

         A vinda de Jesus na Terra foi por um ideal grandioso: libertar os homens das trevas da ignorância e foi Ele quem deu o maior exemplo de obediência a Deus, respeitando as leis espirituais e divulgando-as em todos os sentidos. Ele demonstrou ser um Espírito manso, mas enérgico nas horas precisas. Era resignado com as inferioridades dos homens, mas batalhador pela instrução dos povos. Era dócil para com as crianças, mas ativo no aprendizado para os velhos. Ouvia todos os de que precisasse ouvir, todavia, respondia a tudo o que eles precisassem escutar.

         O Mestre era ponto alto do equilíbrio, comungando perfeitamente com as leis universais. Por isso, falamos que obedecer não é muito difícil; o mais engenhoso é saber obedecer. E essa saber é uma ciência, que poucos conseguem dominar, por depender de muitas virtudes conquistadas, inclusive a mais difícil de todas elas, o Amor.

         A aquiescência no lugar certo é demonstração de consciência pura e o não na hora precisa, aquele que não leva à violência, tem o mesmo valor. O “orar e vigiar” deve ser constante nas lutas de cada dia, porque tudo certo faz parte de toda a vida reta.

         A obediência é uma ciência divina; sejamos, pois, os cientistas com o Cristo, para que possamos encontrar Deus no coração.

(De “Sabedoria — A lei de Deus no pensamento dos homens”, de João Nunes Maia, pelo Espírito Maria Nunes)

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]




cancelar assinatura - página do grupo

<<Plano de fundo em branco.gif>>

Responder a