Essa notícia teve tradução aqui:
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL32080-5604-8192,00.html

Agora, querer comparar um projeto que entrega Laptop pra alunos com o
conceito do OLPC é o mesmo que confundir saco com mala. De novo, a grande
questão não está nas ferramentas, mas em como a gente se utiliza delas. O
OLPC tá sendo testado com a ajuda de centros de estudo como o LEC de Porto
Alegre justamente pra não ser mais um desses programinhas que jogam um
laptop/celular/computador/o-que-quer-que-seja no colo do aluno e esperam que
isso resolva os problemas ou melhore a qualidade do ensino. Achei engraçado
como nesse artigo os professores parecem estar com medo dos alunos e seus
laptops, e como é fácil destacar todos os pontos negativos de iniciativas
como essas e mascarar os positivos. Vai do viés de quem escreve. Eu defendo
o OLPC como projeto educacional (e não só de inclusão digital), mas não sou
cego para as falhas dele. Acho que cada um tem o direito de ter sua opinião,
mas de preferência não só por ter lido artigos de uma imprensa pra lá de
suspeita, mas também por ter vivenciado a prática e lido a teoria por trás
dela.
Abraços,
Mateus