pow, algarra, revirei o lixao e ainda nao encontrei nenhum iphone :))

concordo que poucos objetos tecnologicos conseguem resistir a novos usos que
nao aqueles programados, mas a questao tambem e´ economica e politica. O que
desenhar ainda esta´ do lado de la´, dos fabricantes. Na visao do autor,
Zittrain:

´Os fabricantes podem controlar os dispositivos fechados de três maneiras:
através de preempção, ou seja, eles podem projetar para determinadas
finalidades; por injunção específica, ou seja, eles podem alterar o produto
remotamente em resposta a uma ação legal, como uma ordem judicial; ou por
vigilância, ou seja, eles podem utilizar o dispositivo para fornecer
informação sobre o usuário final.´

Vide ainda rendicao recente do olpc ao sistema proprietario. Interessante
neste caso e´ que produziu um efeito colateral: alavancou as vendas do eepc,
que ja´ esta´ sendo hackeado. Aquela historia, ne´ ... de boas intencoes o
inferno esta´ cheio ... ;-P

abzos
m´braz