Oi

O Nagios tem condições de exetucar um comando, caso um alarme ocorra. Eu tenho isto programado... Com o nrpe voce pode executar o comando de startar o IIS no WIndows. Monitorar se o serviço está no ar, ou se um processo está rodando é fácil, com o check_nt...

Uma coisa que é bem comum é o pessoal achar que com o HP Open View ou com o IBM Tivoli a monitoração vai ser 100%... Eles sempre se esquecem que a competência do programa depende do administrador. No Nagios a gente tem que configurar hosts e serviços na mão e com o Tivoli ou OV pode-se fazer com o mouse mas é só... O resto é tudo programado via shell script ou algo que o equivalha.

Onde trabalho fizemos algumas consultas à HP e à IBM sobre ambos e os preços eram estratosféricos, principalmente quando a gente pedia para monitorar o mainframe ou um software de autorização de Cartão de Crédito. Eles diziam que precisava desenvolver muito...

Como o Alexandre falou: Fazer ping e analisar resultado é facil pra caramba...