-----Mensagem original-----
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome de Unofficial Brazilian
(Portuguese) Nagios Users List
Enviada em: terça-feira, 6 de junho de 2006 18:50
Para: nagios-users-br@lists.sourceforge.net
Assunto: [Nagios-users-br] Relatório de disponibilidade do nagios

Olá pessoal,

Gostaria que alguém me explicasse como funciona esse relatórios de
disponibilidade (Availability) do nagios..

Queria medir o tempo de parada/atividade dos host e serviços monitorados
para apresenta-los a gerencia e mostar a efiência e disponibilidade dos
mesmos, porém o relatório muitas vezes parece irreal.. Tem um host aqui
que tenho certeza que não parou no mês passado, no entanto no relatório
de disponibilidade o Nagios aponta 15 dias de host unreacheable..
Hora, mesmo que pela visão do Nagios (que é feito a partir de um outro
host do mesmo segmento rede que esse servidor)  o host em questão
estivesse ficado algum tempo inalcançável (devido a algum problema de
ping, rede ou o do próprio daemon do nagios) nunca daria 15 dias de
parada!

A questão é: como medir a disponiblidade real dos serviços? Preciso de
uma ferramenta que me mostre de forma clara isso, pois a gerencia quer
saber quando e quantos dias/horas/minutos ou segundos os serviços ou
hosts ficaram parados..  Mas o relatório de disponibilidade está
realmente me deixando confusa....