Mauro, obrigado pela dica, só hoje tive tempo de dar uma lida no NSCA.
Não entendi muito bem como o nsca pode fazer o que preciso. Pelo que li,
este plugin escuta em modo passivo no servidor nagios e recebe através do
send_nsca instalado nos clientes as informações desejadas.
Para solucionar o meu problema, ao invés de ter um proxy na rede remota eu
teria um send_nsca em cada maquina, que enviaria proativamente suas
informações para o meu servidor nagios em outra rede, dessa forma abrindo um
caminho só de ida (rede remota para rede do servidor nagios)... É isso
mesmo? dessa forma eu n teria um proxy de consultas mas talvez resolvesse
meu problema (apesar do proxy de consultas ser a opção ideal)

Atenciosamente,

Leonardo Arcanjo