Andre

Eu acho que voce está com dois problemas...

O controle dos horários da proxima checagem eu acho que fica em memória.
Quando restartamos o Nagios ele faz um sorteio para distribuir as checagens
nos intervalos disponíveis e deopis passa a administrar isto.

Ele registra nos logs os eventos e mensagens.
O status atual ele registra tambem num arquivo, para o caso do Nagios ser
restartado ele não perder o status anteior de cada serviço ou host.

O relogio do seu servidor está correto? Verifique outros serviços
dependentes de relógio, tipo cron ou anacron, para ver se eles estão se
comportando direito...

Eu já observei que o Nagios fica meio doido com mudança de horário de verão.

JGeraldo