OK, Vou te responder com linhas relevantes.

O bug do sysutils apenas erra na consolidação. Se vc tem um kernel SMP
enabled, o próprio kernel é quem tem que distribuir os processos entre os
diversos núcleos. O nagios funciona no modelo fork'n go, o que significa que
pra cada operação de checagem de serviços (existem outras operações que
forkam processos), um processo nagios é 'forkado' (sim, fork, como no
fork-bomb), para executar o plugin o mais rápido possível e devolver ao
processo pai o resultado da checagem para processamento e computação do
retorno.

Vc quer fazer o Nagios fritar seu servidor? Sem fork-bomb? Então vc *tem*
que entender o main nagios config file. Existem opções lá que ajustam o
'modus operandi' do nagios, fazendo que ele consiga paralelizar quantas
checagens seu hardware permitir, realizando checagens em polling menores que
o intervalo padrão de 1 minuto, espalhando os serviços a serem checados em
um determinado fator, entre diversas outros parâmetros configuráveis para
ajustar o padrão operacional do nagios.

Tenho dois servidores nagios Dual Xeon 2.4GHz HT que conseguem executar ~250
checagens por minuto ativamente, e o load do servidor se mantém abaixo do
nível normal, por volta de 3.7, 3.8 na fila de espera de execução em média
de 1 minuto. A média de load em 5 e 10 minutos não fica acima dos 4, ou
seja, em qualquer dado instante, existem aproximadamente 3 processos
aguardando para serem executados, menos de 1 por núcleo.

A resposta a sua pergunta vai depender da sua necessidade de monitoramento.
Se quiser fritar o servidor, é possível, mas o equilíbrio entre ciclos de
polling, latência de checagens e tempo mínimo para que todos os serviços
estejam checados deve ser levado em consideração antes de precisar fritar o
hardware. Diria que vc precisará de muitos serviços, muitos hosts e muito
esforço pra fazer esse seu servidor fritar *somente com o nagios rodando*.
Se incluir o broker, mais um mysql, e o pnp no mesmo servidor, aí fica mais
fácil fritar o cara, fazendo o gargalo passar pro IO.

Enfim, espero ter ajudado você a entender melhor como funciona o nagios.

[]s
Marcel