É confuso mesmo esse tal NRPE no início.

Chama-se NRPE porque a função dele é Nagios Remote Plugins Executor, ou em
bom português (não translated by google), significa Executor de Plugins
Remotos do Nagios.

Então o nrpe é um daemon que não faz nada, a não ser quando o próprio
nagios, utilizando o complemento do nrpe, quando o check_nrpe, é executado
pelo Nagios ele passa o comando que o daemon nrpe deve executar no host
monitorado.

check_nrpe -H host.monitorado.com.br -C
"/path/to/nagios/plugins/check_mem.sh -w 1000M -c 1500M"

ou algo do gênero, eu não utlizo muita monitoração ativa de recursos de
servidores, então não me recordo muito bem a sintaxe do check_nrpe e to com
preguiça de logar nos servidores a essa hora e numa segunda... :P

[]s