Olá
Eu instalei o NDOUTILS em um ambiente de testes com Bagios 3.0, porque minha
intenção é utilizar o nagvis para gerar um dashboard em uma TV de LCD no
nosso Helpdesk.

Com certeza o NDOUTILS vai gerar uma carga maior no seu servidor, primeiro
por incluir um processo que será acionado a cada termino de checagem de
serviço. Cada chamada deste vai também incluir uma linha no Banco Mysql (ou
postgreSQL). Bancos são muito bacanas pois escondem muitas dificuldades de
acesso a dados, mas "cobram" caro por isto...

Na minha opinião, se você precisa dele, não tem alternativas... Use-o. Eu
não tenho, a não ser que eu mudar de Nagios para outra ferramenta, mas esta
opção não está em discussão no momento...

JGeraldo