Geraldo, a instalação do centreon é relativamente simples sim, basta
instalar alguns pacotes que é pré-requisito para o funcionamento do centreon
e depois instalar o centreon que já vem com um scripts de instalação muito
facil de ser usado.
Já instalei varias vezes e nao encontrei nenhuma dificuldade.

De uma olhada depois em http://en.doc.centreon.com/Setup

Quanto ao recurso de tendencia em grafico, não vi este recurso no centreon,
mas como o gerador de grafico é o rrdtool, voce pode customizar seus
graficos sem problemas.

Estou inclusive com planos de fazer esta customização mas ainda nao tive
tempo, se voce customizar por favor nos fale como ficou.

Cleiton Souza