Bom dia povo, tudo bem?

O Nagios já está implantado onde trabalho, e agora irei começar a
desenvolver alguns eventhandlers para o mesmo.
Alguém de vocês tem algum material, além da própria documentação do
nagios, para me indicar?
Quero fazer uns testes simples, do tipo:
Servidor X caiu, e um script qualquer seja executado no servidor do Nagios.
Tenho muito material pra estudo mas não consegui entender como o nagios
joga os parâmetros de estado dos serviços/hosts para o eventhandler em
questão.
Meu script funciona corretamente se eu executa-lo na mão.

Meus arquivos de configuração são descritos abaixo:

*arquivo hosts.cfg

Definição do template para uso geral
*define host{
        name                                          template
        check_command                      check-host-alive
        max_check_attempts               10
        notification_interval                   240
        notification_period                    24x7
        notification_options                   d,u,r
        contact_groups                          administradores
        register                                        0
        notifications_enabled                1
*        event_handler_enabled             1*
        flap_detection_enabled             1
        process_perf_data                     1
        retain_status_information          1
        retain_nonstatus_information    1
}
*
*define host {
        use                             template
        host_name                servidorX
        alias                           servidorX
        address                     192.168.4.221
}

*arquivo services.cfg*
define service {
        use                                     template-service
        host_name                        servidorX
        service_description         Conectividade servidorX
        check_command             check_ping!100.0,20%!500.0,60%
        event_handler                  cria-arquivo
}

*arquivo checkcommands.cfg*
define command {
        command_name    cria-arquivo
        command_line
/usr/local/nagios/libexec/eventhandlers/cria-arquivo -H $HOSTADDRESS$
$HOSTSTATE$ $HOSTSTATETYPE$      $HOSTATTEMPT$
}