Olá
Se eu entendi bem seu dilema, acho que estamos misturando coisas.

Os objetos do Nagios (hosts, serviços, servicegroups e etc) não tem relação
direta com a vida real. Na vida real é comum separar servidores de
roteadores, de switches e etc. Para o Nágios, tudo é host.

Cm relação a serviços, o nagios chama de serviço qualquer "objeto"
monitorado", não tendo muito a ver com o moderno termo "orientação a
serviços". Um serviço do Nagios pode ser:
- espaço em disco de um servidor
- estado de up/down de uma porta de roteador
- performance de servidor

Veja que (propositalmente) eu citei objetos de diversas naturezas...

Para voce transformar a visão do Nagios em visão de negócio, talvez o melhor
seja voce usar soluções de add-ons, tais como cacti ou nagvis.

Eu uso o nagvis e está atendendo bem. Criei um dashboard com uns gráficos
legais e "vivos", feitos com o ndographer.

[]s
Jotagera

JGeraldo