Vc fez uma configuração fail-over ou redundant?

Pergunto pois se é fail-over, quando o heartbeat detectar a parada do
serviço no servidor master, os scripts de virada do IP de produção deverão
acionar o nagios standy/slave a realizar as checagens ativas, enviando
comandos via nagios.cmd.

O ip que o heartbeat chaveia só serve para a camada de monitorações
passivas, onde os servidores monitorados tem que enviar o resultado de
checagens locais (realizadas pelo cron, at, et al), para o NSCA, e aí é que
entra o heartbeat, pois os servidores monitorados não devem conhecer qual
servidor nagios está em produção, e estão todos configurados para enviar os
resultados passivos diretamente no IP de produção do NSCA, que é o IP que o
heartbeat estará chaveando.

Caso a configuração seja redundant, o heartbeat chaveia o IP para os
resultados passivos, e também deve ativar o envio de notificações pelo
nagios standby ou slave.

[]s