Elton

Imagine que, pela politica de segurança, seu servidor de nagios não
está autorizado a fazer acesso a um servidor especifico (servidor XXX)
da sua empresa, pois a politica deste servidor especifico somente
permite que ele inicie conexões tcp/ip. Desta maneira, NRPE ou SNMP
estão fora do seu cenário.

Ai voce inicia o nsca no servidor do Nagios e cria um serviço  PASSIVO
para o servidor XXX, difamos DISCO_C

No servidor XXX voce coloca um cron, executando a cada 5 minutos, que
roda o seguinte script:
#! /bin/bash
tot=`df -k | grep " /var$" | awk {'print $2'}`
used=`df -k | grep " /var$" | awk {'print $3'}`
x=`expr ${used} \* 100`
pct=`expr ${x} / ${tot}`
if [ ${pct} -le 10 ]
then
   echo "XXX|DISCO_C|1|\"Espaco disponivel menor que ${pct}%\""
|/usr/local/nagios-cli/send_nsca -H 192.168.1.68 -c
/usr/local/nagios-cli/send_nsca.cfg -d "|"
else
   echo "XXX|DISCO_C|0|\"Espaco disponivel ${pct}%\""
|/usr/local/nagios-cli/send_nsca -H 192.168.1.68 -c
/usr/local/nagios-cli/send_nsca.cfg -d "|"
fi

[]s

Em 29 de março de 2010 11:29, Elton Soares <el...@linconet.com.br> escreveu:
> [...]
> como verificar os meus discos, interfaces de rede, serviços ativos,
> entre outras aplicações no Linux e no Windows, como por exemplo
> monitorar o tráfego das interfaces tanto no Windows como no Linux usando
> NSCA, monitorar se o firewall do windows está ativo, monitorar um log de
> um software que o Windows usa que é gerado em arquivo txt, dentro do
> diretório do programa na unidade C:, monitorar o apache, dhcp, squid,
> iptables, mysql, entre outros no Debian. Tudo usando NSCA, então peço
> encarecidamente exemplos de como usar NSCA para realizar essas rotinas

JGeraldo