Prezadas e prezados,

Trabalho numa empresa estatal BEM GRANDE, em se tratando de quantidade de
servidores e ativos de rede.
Preciso de dicas para ajustar os parâmetros do Nagios para monitorar hosts e
serviços em larga escala.
Até hoje, usei o Nagios para monitorar 700 servidores e 2000 serviços na filial
em que trabalho.
Uso o Nagios Core 3.20, que tem funcionado legal para estes quantitativos.
Máquina com 4 processadores e 4 Gb de memória.
Todas as checagens são feitas via SNMP, através dos plugins do site manubulom,
do nagiosexchange.

Ocorre que surgiu a demanda para implementar o Nagios nas demais filiais, sendo
que algumas têm muito mais hosts e serviços que a minha.
A maior, tem 2000 hosts e 6000 serviços.
Notem que será um servidor Nagios por filial.

Na maior das filiais, incluí todos os 2000 hosts e 6000 serviços.
A checagem de hosts está funcionando OK.
Mas as de serviços, apresentam a mensagem "Nagios check time-out" em muitos
casos.
A máquina está com 16 processadores e 16 Gb de memória.
Portanto, não acredito ser problema de insuficiência de hardware.

Deixei os parâmetros default do nagios.cfg.

Resumindo:

- Preciso de dicas de como melhorar a performance do Nagios.
- Existem parâmetros específicos no nagios.cfg, a serem alterados, para
melhorar a performance em redes grandes como a minha?

Tenho lido sobre "hosts scalations e service scalations", mas não entendi muito.
Será que resolveria meu problema?

Grato, desde já, por qualquer ajuda.

Diramos