Marcel,

Questão 1: na minha opinião, os requisitos mínimos são aqueles estabelecidos
para o sistema operacional (Linux, Unix, etc). Estando o S.O instalado, a
instalação do Nagios será possível. Vale lembrar que, dependendo do número de
objetos (hosts e serviços) a serem cadastrados, você terá que aumentar os
recursos de hardware, senão a máquina "senta".
A capacidade máxima de monitoração está diretamente ligada à quantidade de
recursos.
Já li sobre registros de casos que monitoram 30.000 hosts e mais de 100.000
serviços com o Nagios. Mas, no caso, instalou-se o Nagios distribuído, via DNX.

Questão 2:

Eu trabalho. Caixa Econômica Federal.
Rede com mais de 200.000 ativos, espalhados entre 16 filiais de TI pelo Brasil.
Estamos finalizando a implantação do Nagios em todas elas.
Além da monitoração em si, o Nagios será usado para medir a performance de
monitoração da empresa terceirizada responsável.

Questão 3:

Pelo que eu saiba, além do suporte, o Nagios XI (versão paga) possui
funcionalidades extras, como o pnp4Nagios já embutido.
Para verificar isso, entre no próprio site do Nagios. Tem uma versão Demo
on-line lá.

Diramos