Pois é, o Brasil não é tão provinciano, Pedrão, as vezes até eu me
surpreendo.
Este filme passou no MAM várias vezes nos meus tempos de faculdade, não
perdi uma! Finalmente foi exibido pela TVE durante um carnaval ((!) - como
eu gosto do carnaval da TVE!) Foi quando eu gravei na mesma fita com
"Intolerance".

Justamente por conta desta ligação com a Klan, o filme e o próprio Griffth
são calorosamente discutidos até hoje. Mas nada tira o mérito desta obra de
arte espetacular. E, neste particular o mais importante: é o primeiro filme
da história a levar ideologia ao espectador. Não discuto se é correto ou
não, assim como não discuto a correção de filmes como "O Triunfo da Vontade"
mas sim a sua importância artística, histórica e social.

Uma coisa que eu gostaria de saber em primeira mão, Pedro. Sua esposa é
japonesa e você é um cara que conhece o Japão, como é que os japoneses
encaram o talento de Akira Kurosawa? Já ouvi falar que ele não é muito bem
visto por se utilizar de elementos muito ocidentais nos seus filmes. Isso é
verdade? Realmente custo a crer.

---
DR