Ola Denisson e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Interessant, sehr interessant ! Oder ? Mas ... eu acho que nao entendi a sua questao :

Segundo a exposicao abaixo segue que o ponto B - extremo do segmento de comprimento minimo - fica univocamente determinado ANTES DA DESCOBERTA do ponto C, mas me parerce que as coisas nao podem ser assim ...

Dado que a distancia entre quaisquer dois pontos e diferente da distancia entre dois outros pontos quaisquer, entao, claramente, o conjunto das distancias possiveis tem um valor minimo. Seja M esse valor minimo e { X,Y } o par de pontos que lhe corresponde. Portanto, evidentemente, se tracarmos um circulo de centro X e raio M nao podera haver nenhum ponto no interior deste circulo, pois isto contrariaria a minimalidade de M. O mesmo se pode dizer do circulo de mesmo raio e centro Y.

Agora, quem e A e quem e B ? ( X=A e Y=B ) ou ( X=B e Y=A ) ?

Me parece que nos so podemos responder a pergunta acima APOS ANALISAR OS DEMAIS PONTOS ...

Suponhamos que P seja o conjunto de pontos e d(X,Y) a distancia entre os pontos X e Y. Neste caso, se existe Z pertencente a P - {X,Y} tal que d(Z,X) < d(W,Y) qualquer que seja W pertencente a
P - {X,Y,Z}, entao X=B e Y=A. Mas, na explicacao PRESSUPOE-SE que B esta univocamente determinado, fato que EU nao consigo perceber ...

Sera que o ponto A e previamente dado ? Isto e, existe um ponto de partida ? Ou, de fato, conforme eu suspeito, o ponto B e determinado "a posteriori", tal como esbocei acima, e nao, "a priori", conforme voce implicitamente pressupoe em sua exposicao abaixo ? Bom, se voce seriamente quer uma discussao, voce precisa se pronunciar.

Considere, finalmente, os pontos : (0,0), (0,1), (2,1) e (-3,0). O segmento minimo e { (0,0),(0,1) }.

1)Supondo A=(0,0) segue que B=(0,1). Logo C=(2,1) e D=(-3,0). Portanto, CD corta AB
2)Supondo A=(0,1) segue que B=(0,0). Logo C=(2,1) e D=(-3,0). Portanto, CD corta AB

O contra-exemplo acima E UMA PROVA de que os segmentos podem se cruzar, se e que eu entendi corretamente o seu enunciado ou se o seu enunciado encerra algo com sentido ...

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,1536,010703