hehe... bem ki eu podia ter lido a mensagem do Rogerio antes de responder ... teria economizado dedo... correcao va abaixo

From: "Qwert Smith" <[EMAIL PROTECTED]>
To: [EMAIL PROTECTED]
Subject: RE: [obm-l] RES: [obm-l] Círculo da Morte
Date: Fri, 12 Dec 2003 14:00:46 -0500

Do jeito ki vc propos e 1/99 ja ki vc disse ki a espada seria entregue a um prisioneiro

aproveitanto para responder a) e b)

a) o principe deve entrar na posicao 73

b) a formula geral para k pessoas e:

sendo k = 2^n + m, onde 2^n <= k <= 2^(n+1) e m inteiro nao negativo

a posicao sobrevivente sera sempre 1 + 2m

aplicando em a)
2^6 <= 100 <= 2^7, logo
100 = 64 + 36
posicao sobrevivente = 1 + 2*36 = 73

Prova ( aki e a parte ki nao me garanto muito... qualquer ajuda e bemvinda )

1) para todo k=2^n, a posicao 1 e a sobrevivente porque ao fim de cada volta o numero de sobreviventes e 2^(n-v) -- v = numero de voltas dadas, e a espada volta a posicao inicial

2) agora vamos ver oke acontece para qualquer k = 2^n + 1

assim ki a primeira pessoa morre temos 2^n sobreviventes e de 1) sabemos que a pessoa que recebe a espada esta an posicao vencedora, como cada morte envolve 2 posicoes a posicao sobrevivente e a 3

quando a espada chega na ultima posicao os sobriviventes sao 2^(n-1) + 1
agora repare que quando o ultimo mata o primeiro temos de novo o numero de sobreviventes do tipo 2^n logo a posicao que recebe a espada nessas condicoes e a sobrevivente como vimos em 1)
essa posicao e a posicao 3 ja ki temos ki pular nao so posicao 1 ki acaba de morrer como tb a posicao 2 ki foi morta por 1 na primeira rodada.

3) (aki e ki nao sei se o passo e muito grande, e gostaria de ajuda de quem esta acostumado com questoes de provar isso ou aquilo)
para k = 2^n + m

assim ki m pessoas morrem temos a situcao de 1) e como 2*m posicoes participam das mortes a posicao sobrevivente e 1 + 2*m

temos k = 2^n + 1 + 1 + ... + 1 ( onde 1 parece m vezes )
quando a espada chega na posicao 2^n + 1 temos uma situacao como em 2) e sabemos ki a proxima morte faz a posicao vencedora pular 2 casas... so ki agora ainda temos (m-1) participantes sobrando e podemos repetir o raciocinio de pular 2 casas ate restarem apenas 2^(n-1) sobreviventes onde teremos a posicao sobrevivente ate o fim do jogo.

acho ki e so isso

-Auggy