O barril é dotado de uma micro tela horizontal ao nível de 1L, que impede que se retire líquido abaixo da mesma, isto é, este barril nunca tem menos que 1L de líquido.
Disponho de uma pipeta e 2 baldes (com capacidade de 2L cada um) , um deles vazio, e o outro com 1L de água pura, e pretendo retirar cachaça do barril através de acréscimos e retiradas sucessivas de líquido, de forma a ter, ao final, 1L de mistura de cachaça e água em um de meus baldes.
Sabendo que cachaça e água misturam-se imediatamente , e de forma homogênea, pergunto:
qual o máximo de cachaça que conseguirei retirar do barril?
-------------------------------------------
Olá colegas da lista!
Como o Jorge bem lembrou, parece que ninguém fez este...
A questão é descobrir qual a política que maximiza o total de cachaça retirada, para então calcular este total.
Reparem que se adicionarmos 1L de água de uma só vez, tiraremos 1L de mistura, contendo 1/2 litro de cachaça.
Se adotarmos outra política, adicionando inicialmente 1/2 L de água, poderemos retirar 1/2 L de mistura, contendo 1/3L de cachaça.
Adicionando o 1/2L de água restante, tiraremos mais 1/2L de mistura, contendo 2/9L de cachaça, e totalizando 5/9L de cachaça retirada.
Qual a solução ótima?
Abraços, Rogério.
_________________________________________________________________ MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. http://www.hotmail.com
========================================================================= Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html =========================================================================