Rogério.

From: "Qwert Smith"

Grande Rogerio,
vc esta sempre certo e eh um dos meus idolos aki, mas veja os
comentarios abaixo

Olá Jorge e colegas da lista!

Se a roldana for ideal, o macaco vai subir tanto quanto o peso.

Se vc puxar suavemente , quem arrebenta é o fio de cima. Se for um puxão brusco, o fio de baixo é quem arrebenta, devido à inércia do corpo pesado.

Aki acho ki faltou defenir puxao brusco... se a forca gerada pelo puxao for maior ki o peso do corpo entao arrebenta em baixo...se for menor, mesmo ki sendo um puxao, arrebenta em cima. Pelo menos essa eh minha modesta opniao.

O sentido do giro da água depende do hemisfério em que vc esteja. A razão para o giro é a aceleração de Coriolis, mais forte nos pólos e nula no equador.

De acordo com essa pagina Coriolis apenas influencia fenomenos naturais de grande magnitude.

"The direction of rotation in draining sinks and toilets is NOT determined
by the rotation of the Earth, but by rotation that was introduced earlier
when it was being filled or subsequently being disturbed (say by washing).
The rotation of the Earth does influence the direction of rotation of large
weather systems and large vortices in the oceans, for these are very long-lived
phenomena and so allow the very weak Coriolis force to produce a significant
effect, with time."

http://www.ems.psu.edu/~fraser/Bad/BadCoriolis.html

[]s,
Auggy