Colegas, já que ninguém quis me ajudar no problema, poderiam me dizer onde encontrar uma demonstração para o seguinte fato relativo ao critério de divisibilidade por 7, como está descrito abaixo?
Obrigado por qualquer ajudinha.

i) Um número natural n de 3 ou menos algarismos é divisível por 7 se ocorrer o que segue:

Dado n=abc ( a,b e c são os algarismos do número) se, 2*a+3*b+c é divisível por 7, então n é divisível por 7.

ii) Um natural n com mais de 3 algarismos é divisível por 7 se, separado em classes de 3 algarismos a partir do último (inclusive), a diferença entre a soma das classes de ordem ímpar e de ordem par for um número divisível por 7, independente do sinal:

Dado n=abcdefg

Classe1: efg
Classe2: bcd
Classe3: a

S(I)=efg+a ( soma das classes de ordem ímpar)
S(P)=bcd (soma das classes de ordem par)

Se S(I) – S(P) for divisível por 7, então n é divisível por 7.

Obrigado

Farelo!!!

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já! http://www.msn.com.br/discador

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já! http://www.msn.com.br/discador