From: Artur Costa Steiner <[EMAIL PROTECTED]>
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: [obm-l] RES: [obm-l] Dúvida - adjacente
Date: Fri, 23 Sep 2005 10:16:00 -0300

Eu entendo que dois angulos sao adjacentes se tem um lado comum. o mesmo se
aplicando a triangulos. Em analise combinatoria,  acho que depende do
contexto.

Acho que a diferenca entre adjacentes e consecutivos eh mais questao de
Portugues (ou de semantica, talvez) do que de matematica. De modo geral,
dois elementos sao adjacentes se estiverem um ao lado do outro, caso dos
angulos. Consecutivos, se um vem imediatamente depois do outro, segundo uma
ordem estabelecida. Assim, se 2 numeros naturais sao consecutivos, entao um
eh n e o outro eh n+1, porque nao hah nenhum natural entre n e n+1. Mas nao
soa muito bem dizer que dois naturais sao adjacentes.   Consecutivo dah
ideia de ordem e de enumerabilidade. Adjacente dah uma ideia geometrica de
posicao.

Acho que eh isso.j

[Artur Costa Steiner]