Turma! Em 1831, uma tropa de cavalaria teve de atravessar uma ponte suspensa perto de Manchester, na Inglaterra, e marchava ao ritmo das oscilações da ponte. A ponte caiu. Desde essa altura, as tropas recebem ordens de marchar à vontade e fora de cadência quando passam por essas pontes. Vale também para as torcidas organizadas que, por muito pouco não causaram uma tragédia no nosso estádio que chegou a balançar e apresentar rachaduras.

O balanço de um navio é normalmente perturbador, mas se as ondas batem nele em sintonia com a sua frequência de ressonância, o balanço pode ser muito perigoso. Em consequência disso, alguns navios eram equipados com tanques parcialmente cheios de água para diminuir o perigo. Esses tanques tinham dimensões específicas, de modo a que a frequência de ressonância da água se mantivesse em correspondência com a do navio. Mas não há neste fato qualquer coisa de errado? Visto que as condições de ressonância da água e do navio eram postas em correspondência, como é que o tanque podia impedir o crescimento, por ressonância, do balanço do navio?

A propósito, por que um boxeador se cansa menos ao socar um saco do que quando está boxeando com um oponente? Será que é pela mesma razão das luvas de boxe de 6 onças baterem com mais violência do que luvas de boxe de 16 onças?

Bom Soco!

_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse online com seus amigos . http://messenger.msn.com.br

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

Responder a