Turma! Eis um convite não só para os aficcionados em geometria e colegas de fôlego privilegiado...

Dá-se uma esfera. Calcular os raios das duas bases paralelas de um tronco de um cone circunscrito à esfera, de modo que o tronco tenha um volume duplo do da esfera.

Dividir o volume de uma esfera em meia e extrema razão por uma esfera concêntrica. Cortar uma esfera por um plano, de modo que a área da secção seja igual à diferença das zonas determinadas.

A uma esfera dada, circunscrever um cone reto cuja superfície total seja equivalente à de um círculo dado; superfície convexa seja o dobro da base; superfície lateral seja o do dobro da superfície da base.

A uma esfera dada, circunscrever um cone mínimo; inscrever um cilindro de volume máximo e superfície lateral máxima.

E com um pouco mais de boa vontade e bastante disposição...vamos adiante!

Sejam duas esferas, de centros O e O' de raios R e 2R, sendo a distancia dos centros igual a 4R. Na linha dos centros, determinar um ponto P, exterior às esferas e colocado entre O e O' e tal que a soma das áreas das calotas esféricas vistas deste ponto seja igual a uma área dada 2PI*R^2*a.

Bom Fôlego!

_________________________________________________________________
Seja um dos primeiros a testar o novo Windows Live Mail Beta- grátis. Acesse http://www.ideas.live.com/programpage.aspx?versionId=5d21c51a-b161-4314-9b0e-4911fb2b2e6d

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

Reply via email to