Sei que este não é o tema central da discussão, mas se eu entendi bem a figura, dá pra desenhar-la sem tirar o lápis do papel. Basta desenhar uma lateral da casa (um traço) e logo após desenhar a parte superior do telhado (dois traços), a partir daí qualquer caminho serve.
Esta solução não é única.

Sds, Ojesed.

----- Original Message ----- From: <[EMAIL PROTECTED]>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Tuesday, August 15, 2006 5:42 PM
Subject: [obm-l] Invariantes

Ronaldo escreveu:
> Invariância é a propriedade de algo não se alterar quando é submetido a

> uma transformação.  Por exemplo subconjuntos abertos, compactos
>  e conexos são invariantes por transformações contínuas
> pois elas levam abertos em abertos

 Cláudio escreveu:
Infelizmente nao eh verdade. A funcao seno eh continua mas leva (0,3pi) em
[-1,1].

   Olá Cláudio. Vou ter que pedir desculpas a lista mais uma vez pois
andei
confundindo os conceitos.

     De fato essa definição é a mais geral de todas: Uma
aplicação de um espaço topológico X em um espaço topológico Y é
contínua se a imagem inverso de um aberto
de Y for aberto em X.   Mas acho que o que eu escrevi sobre compactos
e conexos está correto não está?

   Eu não entendo porque  os livros definem "ser aberto"  como uma
propriedade topológica já que o exemplo
que você deu mostra que ela não é invariante (a topologia
 de um espaço, por exemplo, é definida como sendo exatamente
a coleção de subconjuntos abertos neste espaço com algumas propriedades
(inclui conjunto vazio e união e intersecção de abertos)) e
propriedades topológicas  são invariantes.  Isso leva a confusões como
as acima.

   A conexidade é importante pelo fato de se conseguir provar que algumas
construções não são possíveis.  Por exemplo a figura abaixo
não pode ser desenhada sem tirar o lápis do papel:

     /\
    /  \
   |----|
   | \/ |
   | /\ |
   |----|

 Acho que uma discussão a respeito de uma demonstração disso pode ajudar
a clarificar o assunto (se alguém conhecer talvez possa publicá-la).

Ronaldo.