Estou com o Arthur tambem. Da minha turma de engenharia eletrica, fui o unico que foi fazer um mestrado em matematica pois tinha tambem curiosidade em Analise, Geometria Diferencial e EDP. Nao me arrependi em nenhum momento e estudo esses assuntos ate hoje. Quando nao entendo algo, eu leio umas 10 vezes e se tenho que voltar a outros conceitos mais basicos , eu o faco sem problema. O ponto e ter persistencia e vontade de entender.

Admiro muito a contribuicao do Arthur, Nicolau, Gugu, Claudio Buffara e outros nessa lista.

Leandro
Los Angeles, CA

From: Artur Costa Steiner <[EMAIL PROTECTED]>
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: RES: [obm-l] Como se resolve limite?
Date: Thu, 14 Sep 2006 16:09:02 -0300

Bom, nesta lista sempre se consegue ajuda, a menos que seja um assunto que
ninguém aqui conheca ou um problema que ninguém aqui consiga resolver. Mas
quando a questão é muito geral, como uma pergunta sobre o que eh limite ou o
que eh derivada, aih a solucao eh mesmo consultar um bom livro e, depois de
adquirir algum conhecimentom sobre o assunto, aih sim mandar dúvidas mais
específicas para esta lista, se vc nao conseguir uma ajuda com um professor
ou um colega.

Eh um fato que poucas pessoas gostam de matematica e tem interesse em
estuda-la mais a fundo. Eu fiz engenharia, uma cadeira tradicionalmente
conhecida como exata, portanto baseada, ao menos em parte, em matematica, e
encontrei muito poucos colegas interessados em compreende-la mais a fundo.
Se vc perguntar aa maioria dos estudantes de engenharia ou aos que ja se
formaram a definicao de limite, aposto que muito poucos saberão dizer.
Dentre todos os meus colegas de curso de engenharia, eu sou o unico que me
interessei em estudar assuntos que a grande maioria considera teoricos, sem
objetivo pratico e, ateh mesmo, conforme dizem alguns, uma verdadeira
frescura. Acredito que muitos dos colegas aqui da lista tenham tido
experiencias similares. Eu, por exemplo, gosto de Analise e sempre que posso
estudo assuntos nao cobertos em cursos de engenharia, como integral de
Lebesgue. Mas muita gente que ve aquelas "cobrinhas" que aparecem em
integrais diz que nao servem para nada e eh perda de tempo e dinheiro
estudar tais assuntos. Pra mim teve uma utilidade concreta, estudar estes
conceitos e entende-los, na medida do possivel e da minha capacidade, me fez mais feliz. E isso vale para todos os ramos da matematica. E estou certo que
vale em qualquer ramo do conhecimento.

Mas para evoluir em matematica eh mesmo fundamental gostar, estar disposto a
raciocinar, a investir fosfato. Quem só estuda para passar na faculdade
dificilmente evoluirah muito. Mas, para a maioria, estudos mais profundos
nao sao mesmo necessarios.
Artur