Turma! Eis um assunto bem lembrado pelo saudoso prof. Morgado que implica usar a proporção na amostra para estimar a proporção na população...

Às vezes, usa-se o método de captura-recaptura para estimar o tamanho de uma população animal. Nesse método capturam-se, marcam-se e liberam-se n1 animais. Posteriormente, capturam-se n2 animais, encontrando-se x deles marcados. Toda essa informação é usada para estimar N, o tamanho da população. Se n1=3 corujas raras são capturadas, marcadas e liberadas e, mais tarde, capturam-se n2=4 dessas corujas, encontrando-se x=1 marcada, para qual valor de N é máxima a probabilidade de obter x=1?

Com o objetivo de estimar o tamanho de uma população animal através de um processo de captura, colocam-se armadilhas em r ocasiões sucessivas. Vamos admitir que existam originalmente n animais ao todo e que cada animal tenha a mesma probabilidade q de ser apanhado. Além disso vamos supor que a única mudança na situação, entre as sucessivas colocações de armadilhas, é que os animais apanhados foram removidos da população. Nessas condições determine a probabilidade de que se obtenham, respectivamente n1, n2,...nr animais.

A média das idades dos três filhos de um casal é 16,3 anos, e a idade média dos quatro filhos de outro casal é 12,8 anos. Faz sentido perguntar se a diferença entre essas duas médias é significativa?

Abraços!

_________________________________________________________________
Descubra como mandar Torpedos do Messenger para o celular! http://mobile.msn.com/

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

Responder a