Olá.

Sou aluno do 1.º ano do Ensino Médio e ontem meu professor de Matemática para a
OBM me passou um problema sobre desigualdade o qual ainda não consegui
resolver. Seria possível me passar a resolução?

Obrigado,

Lucas.

O problema é o seguinte:

  Sejam x, y, z reais positivos tais que xy + yz + zx = 1. Prove que:
2x (1 - x²) +  2y (1 - y²) + 2z (1 - z²)  <     x    +     y    +    z

  (1+x²)²          (1+y²)²         (1+z²)²         1+x²     1+y²      1+z²

Obrigado!

http://br.messenger.yahoo.com/

Responder a