Obrigado pelas soluções, elas esclareceram bastate essa parte do livro para
mim. Estou achando muito interessante essa construção rigorosa dos reais e
de suas propriedades. No ensino fundamental e no médio apenas jogam os
números e fórmulas prontos na nossa frente e passam cálculos e mais
cálculos.

Consegui uma solução diferente, mas acho que ela tem algumas passagens meio
delicadas. Confiram:

Considere inicialmente x>0. Então existe um inteiro a tal que a>x (teorema
1.29 no livro). Existe um a mínimo (se não existisse, teríamos x<a para todo
a, quando a=1, 0<x<1, e tínhamos suposto um x arbitrário). Seja b esse
mínimo. Então x>=b-1, pois x<b-1 contradiz a afirmação de que b é o menor
inteiro maior que x. Então existe um n=b-1 tal que n<=x<n+1. Suponha que
exista m tal que m<=x<m+1. Se m>n, n<m<=x<n+1<m+1. Isso dá x>n e exclui a
possibilidade x=n, e tínhamos suposto um x arbitrário. Analogamente m<n leva
a absurdo. Então m=n, e o número procurado é único. Se x<0, basta tomar
n=-p, onde p é inteiro e p<=-x<p+1. Se x=0, basta tomar n=0.

Em 25/09/07, Artur Costa Steiner <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>  Eu tenho um livro do Apostol. Ele segue a construcao usual em livros de
> analise.
> Vamos admitir jah demosntrado que o conjunto N, dos inteiros nao negativos
> eh bem ordenado, isto eh, todo subconjunto limitado inferiormente tem um
> menor elemento. Isto implica que todo subconjunto limitado superiormente
> tenha um maior elemento.
>
> Seja x >= 0 um real e sejam n =supremo {i em N | i <=x} e m = infimo {i em
> N | m > x}. Entao, n e m estao em N, m > x.  e n <= x < m.  Como m -1 < m,
> [...]

Responder a