Um colega trouxe-me a seguinte pergunta:
dado um certo inteiro e positivo ( em base decimal ), digamos ABCDEFG, então
esse número é divisível por 11 se, e somente se, o número FG+DE+BC+A o for. É
divisível por 111 se, e somente se, o número EFG+BCD+A
também o for.
A observação lhe foi trazida por um garotinho medalha de ouro na OBMEP do ano
passado que este ano não participou da prova porque a escola não o inscreveu!
Não sei se os colegas já tinham notado esse critério. Notável que um garotinho
o tenha encontrado. A pergunta dele era se o critério está correto.
Uma pitada de concruências responde afirmativamente.
Não é lamentável que não o tenham inscrito na prova?
Abraços.
Túlio.