Da-lhe Nehab! Essa foi muito boa...

Bem, Thelio, mas digamos que voce esteja fazendo a prova de admissao ao
Colegio Naval e se depare com esta questao, faltando apenas 5 minutos para
acabar a prova! Suponha tambem que voce nao seja genio suficiente para
encontrar a saida do mestre Nehab. Isso significa que nao ha mais tempo de
resolver pelas "vias normais". O que voce faria? "Chutar" lhe da uma
probabilidade de acerto em 20%. Entao, aqui vai uma dica que pode fazer voce
economizar 1 ano na sua vida (e tambem muito dinheiro do seu pai): ja que a
prova eh de multipla escolha, use as alternativas! Fique "ligado",
"antenado", para reconhecer instantaneamente questoes como essa, que possuem
"alternativas-amigas".

Entao, vamos testar as alternativas. Eh muito importante saber por onde
comecar, para nao perder tempo. Muitas questoes apresentam alternativas
"ridiculas", outra vezes a intuição e a pratica irao lhe ajudar na escolha.
Nesta questão em particular, como aparentemente nao ha alternativas
ridiculas, eh melhor comecar com a alternativa A, nao porque ela venha
primeiro, mas porque eh *a mais simples* de se testar. Se o triangulo for
equilatero, entao p = q = r = k, e ai teremos:

p² + q² + r² = 3k²         e         pq + qr + pr = 3k²

ou seja:  p² + q² + r² = pq + qr + pr.

Pronto! Nao precisa nem testar as demais alternativas!

Repare como mesmo um aluno sem curso preparatorio e com recursos algebricos
limitados poderia acertar esta questao considerada dificil, de nivel de
Colegio Naval, em menos de dois minutos! Portanto, nao tenha vergonha de
usar esta tática, afinal, voce esta numa guerra (e das grandes!).

Um abraço,

Palmerim