a) bom, podemos fazer pela definicao de kerT:

T(a,b,c,d) = 0  --> a=0, b=c, d=0, ou seja, kerT = os elementos do tipo (0 b
b 0), com b real. Uma base para esse subespaco seria, por exemplo, { (0 1 1
0) }.
Para a imagem, temos que at² + (b-c)t + d representa um polinomio qualquer
de grau menor ou igual a 2, logo ImT = P2(t,R). Uma base seria por exemplo {
1, t, t^2 }

b) Nao sei se entendi direito essa questao.... kerT eh definitivamente uma
reta, geometricamente falando, com vetor diretor (0 1 1 0). ImT.... nao sei
como descrever como subespaco de R3. Na pior das hipoteses, como ImT e R3
tem mesma dimensao, pode-se dizer que sao isomorfos... ImT "representaria",
portanto, todo o espaco.... bom, nao sei se essa eh a resposta esperada, pra
mim a questao nao faz sentido.

Rafael

Responder a