Olá Dória boa tarde.

Pelo que eu entendi, você está querendo provar ou usar o princípio de
Cavalieiri para os sólidos que assim podemos enunciar:

Princípio de Cavalieri: O Princípio de Cavalieri estabelece que dois sólidos
com
mesma altura tem o mesmo volume, se as secções planas de mesma altura tem
mesma área.

Vou supor, que a área de 100Pi do círculo tenha como raio r, sendo este r =
10 cm. Então nossa suposta área seria de 100Pi cm^2  ou 0,01Pi m^2.

O cálculo do volume do cilindro gerado será feito multiplicando-se a área do
círculo pela altura de 0,2m , o que nos dá: ( (0,01 * 3,1415 m^2) * 0,2 m )
= 0,006283 m^3

Agora fazendo o mesmo com o quadrado de lado 0,1 m e operando sua extrusão,
teremos um prisma de base quadrada e de altura 0,2m.

O cálculo do volume do prisma de base quadrada será feito multiplicando-se a
área da base pela sua altura então faremos: 0,01 m ^2 * 0,2 m = 0,002 m^3

Então os volumes não são iguais, pois como já escrevemos as áreas das
secções são diferentes.

Repare que a diferença entre os dois volumes é justamente que o da área do
círculo está multiplicado por Pi.

Estimada Dória, foi assim que entendi a questão, espero ter ajudado, um
grande abraço, Marcelo.

Em 30/08/08, Dória <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Olá,
>
> Podem me ajudar nesse exercício, por favor?
>
> Um círculo de área 100pi e um quadrado de lado igual a 10 cm, quando
> extrudados com uma altura de 20cm, passam a ter o mesmo volume? Por quê?
> (o que é extrudado?)
>
> Um abraço.

Responder a