Olá Arkon, quanto tempo!

Vamos lá..  primeiro vamos determinar pelo menos quantos queijos haviam:
Ele pesa todos os pares de queijo e possui 9 medidas diferentes... isto é:
C(n, 2) >= 9
deste modo: n(n-1) >= 18 ... logo:  n >= 5

vamos tentar entender a limitacoes do problema..
vamos supor que temos um queijo de pego 50.. entao temos que ter outro de
peso 1..
porem, como pegamos todas as combinacoes 2 a 2, e temos no minimo 5 queijos,
teriamos que ter
todos os outros queijos com peso 1 (se nao, teriamos um peso maior que 51,
que é a maior pesagem)..
mas dai nao teriamos peso 20, 24, etc.. logo, 50 nao é solucao..

legal.. já deu pra ter uma idéia de como as coisas funcionam..
uma ideia seria ir tentando: 49, 48, 47 ... ok ok.. nao vamos fazer isso! ;)
hehehe

vamos tentar enxergar as coisas de outra maneira..
temos n queijos, onde n >= 5... pegando o queijo mais pesado com cada um dos
outros, temos n-1 pesagens com este peso..

eita eita.. temos um probleminha agora... se tivermos 5 queijos com pesos
diferentes, vamos ter C(5, 2) = 10 pesagens diferentes...
mas temos apenas 9... acho que temos algum problema de enunciado...

abraços,
Salhab

Responder a