Tudo bom?

Eu imaginei um solução aqui, mas não sei se está correta.

Assim, um dado do problema é que existe a doença na ilha, ou seja, pelo menos
uma gaivota está doente (essa é a minha dúvida, posso afirmar isso?). Assim, se
apenas uma gaivota estivesse doente, na primeira reunião ela (a doente) olharia
a nuca de todas as outras, e não veria mancha alguma, logo só ela pode estar
doente. Ela se mata na mesma noite. Agora, se duas tiverem doentes, qualquer
uma delas (as doentes) olharia a nuca de cada uma das outras e veria apenas uma
gaivota com mancha. Portanto ela esperaria uma noite e se a gaivota que ela viu
com a mancha não se matasse, elas se encontrariam na reunião do dia seguinte,
assim saberiam (as duas) que ela e outra que ela viu estariam com a mancha e se
matariam na mesma noite (segunda noite). De mesmo modo se tivéssemos 3 gaivotas
doentes elas se matariam na noite do terceiro dia. Por fim, como solução do
problema (eu acho) teríamos nailha 39 gaivotas doentes.> From: [EMAIL
PROTECTED]> To: obm-l@mat.puc-rio.br> Subject: Re: [obm-l] RES: [obm-l] Traição
numa ilha grega> Date: Wed, 12 Nov 2008 11:33:42 -0200> > Olá!> > Vou lhe
enviar a solução asap, mas não espere nada de (muito) inteligente: a solução é
bem fajuta.> > Sds.,> AB> > ----- Original Message -----> From: "João Paulo V.
Bonifácio" <[EMAIL PROTECTED]>> To: obm-l@mat.puc-rio.br> Date: Wed, 12 Nov
2008 07:02:43 -0200> Subject: Re: [obm-l] RES: [obm-l] Traição numa ilha grega>
solução, por> > favor, Bouskela.> > > > Abraços> > > > 2008/11/4 Bouskela
<[EMAIL PROTECTED]>> > > > > Olá!> > >> > > Este problema é bastante conhecido.
Faltaram, entretanto, nesta versão que> > > você apresentou, algumas
informações, sem as quais a solução (mesmo inexata> > > - ver adiante) não é
possível:> > >> > > 1] TODAS as mulheres gregas se reúnem uma única vez por
dia, mas não> > > falam - ABERTAMENTE - sobre a traição dos parceiros das
outras;> > > 2] EXATAMENTE, não há uma solução possível dentro da Lógica
Cartesiana,> > > i.e., a solução possível é um tanto ou quanto "acochambrada";>
outras variantes possíveis, o seguinte:> > >> > >> > > Havia uma ilha habitada
apenas por gaivotas. Algumas dessas gaivotas> > > contraíram uma doença letal,
porém não contagiosa. O único sintoma da doença> > > é uma mancha escura na
nuca, mas sem qualquer protuberância ou aumento de> > > sensibilidade na
região, de modo que não é possível para a gaivota que tem a> > > mancha ter
consciência disso, mas todas podem perceber facilmente a mancha> > > na nuca de
cada uma das outras. Depois de alguns meses, as gaivotas> > > infectadas morrem
de maneira terrível. Por isso, para minimizar o> > > sofrimento, quando uma
gaivota tem certeza de possuir a doença, ela comete> > > suicídio exatamente às
23:00h do mesmo dia que toma conhecimento de estar> > > doente. Essas gaivotas
são muitíssimo inteligentes, mas não conseguem se> > > comunicar umas com as
outras. Elas sabem contar e sabem qual é o número> > > total de gaivotas na
ilha. Uma vez por dia, exatamente às 12:00h, todas elas> > > se reúnem para que
umas vejam as manchas nas nucas das outras, mas nunca uma> > > consegue ver a
mancha na própria nuca nem pode receber essa informação de> > > outras
gaivotas. Se uma gaivota tem mancha na nuca, necessariamente tem a> > > doença.
Durante os primeiros 39 dias de reuniões, nenhuma delas se> > > suicida.> > >>
na> > > nuca se suicidaram às 23:00h.> > >> > > Desde a primeira reunião até o
dia dos suicídios, não nasce e não morre> > > nenhuma gaivota, nenhuma vai
embora e não chega nenhuma gaivota nova.> > > Quantas gaivotas se suicidaram e
como elas descobriram que tinham a mancha?> > >> > >> > >> > > Sds.,> > > AB> >
> [EMAIL PROTECTED]> > > [EMAIL PROTECTED]> > >> > >
------------------------------> > > *De:* [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL
PROTECTED] *Em> > > nome de *Ojesed Mirror> > > *Enviada em:* terça-feira, 4 de
novembro de 2008 23:08> > > *Para:* obm-l@mat.puc-rio.br> > > *Assunto:*
[obm-l] Traição numa ilha grega> > >> > > As mulheres de uma ilha grega sabem
quais delas estão sendo traídas por> > > seus perceiros, mas não sabem sobre si
mesmas.> > > Se alguma delas tiver certeza da traíção de seu parceiro, tem o
direito de> > > cortar o mal pela raíz.> > > Elas não falam sobre este assunto
entre si.> > > Um dia chega a Rainha nesta ilha e afirma que lá existe pelo
menos um> > > traidor e vai embora.> > > O que acontece depois disto ?> > >> >
> Ojesed.> > >> > >> > > > > > -- > > João Paulo Vieira Bonifácio> > > >
Universidade Federal de Uberlândia> > Faculdade de Engenharia Elétrica> >
Programa de Educação Tutorial (PET/Eng. Elétrica)> > Fone: (34) 9942 - 7427 /
(34) 3239 - 4754> > > > > >
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em>
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html>
Confira vídeos com notícias do NY Times, gols direto do Lance, videocassetadas
e muito mais no MSN Video!
http://video.msn.com/?mkt=pt-br

Responder a