Caro Thelio,

Se o comerciante comprou 350 litros de aguardente a $1,35 o litro, quanto
ele gastou?
R: 350 x $1,35 = $472,50 (preço de compra)

Se ele quer ganhar 30% sobre o preço de compra, quanto ele deve ganhar?
R: $472,50 x 30/100 = $141,75

Então por quanto ele deve vender o lote?
R: $472,50 + $141,75 = $614,25

( Você poderia ter multiplicado $472,50 por 1,3 e chegado ao mesmo resultado
mais rapidamente. )

Como ele vai vender o litro por $1,75, quantos litros ele deverá vender?
R: $614,25 / $1,75 = 351 litros

Como ele só tem 350 litros de aguardente, quantos litros ele terá que
acrescentar de água?
R: 351 - 350 = 1 litro

( Acho que nenhum dos consumidores, ainda mais deste produto, perceberá a
diferença ... )

Feliz Ano Novo !

Abraços,
Vidal.