Está certo que o ensino de matemática no Brasil (provavelmente em
vários outros lugares também) está decadente, e falo isso pela
experiência que tive como aluno de escola pública. Mas não acredito
que o erro está em aplicar problemas e provas fáceis. Ainda que se
cobre em provas coisas incrivelmente fáceis, não se consegue uma
maioria de boas notas. Mas o problema não está no nível dos exercícios
ou das aulas do 8º ano ao ensino médio, o problema está na forma em
que a matemática é apresentada aos alunos no início da vida escolar.
Não é possível que o ensino de determinada matéria seja de boa
qualidade se durante a escola 90% dos alunos aprendem a odiar ou achar
chata essa matéria. Enquanto a matemática for apresentada aos alunos
como "fingir que você é uma calculadora", o ensino da matemática vai
continuar ruim, não importando o nível dos exercícios e provas
aplicados durante o ensino médio.

2009/2/15 Simão Pedro <sp.eur...@gmail.com>:

> O ensino de matemática no Brasil está cada vez mais decadente.
> Vamos melhorar isso gente?
>

> RELATO DE UMA PROFESSORA DE MATEMATICA - EVOLUÇÃO DO ENSINO
>

> (Lamentável, mas real...)
>

> Relato de uma Professora de Matemática:
>
> Semana passada comprei um produto que custou R$  1,58.
> Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para
> evitar receber ainda mais moedas.
> A balconista pegou o dinheiro e ficou  olhando para a máquina
> registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
> Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela
> [...]

 Raphael L. Bertoche
   (21)9162 5605