Pessoal esta questão caiu em uma avaliação que fiz e o gabarito foi  bem
diferente do que ei fiz. Por favor se alguém tiver um tempinho me dê uma
mão, ok  ?

Questão: Sejam 10 caixas de madeira, exatamente iguais. Queremos pintar cada
uma delas com uma cor dentre quatro cores disponíveis: Azul, amarelo, verde
e vermelho. De quantos modos podemos pintar as caixas, sabendo que pelo
menos uma das caixas deve ser pintada de azul ?

Minha resolução:

Busquei encontrar o número ma´ximo de possibilidades para pintar as caixas.
Então pensei da seguinte maneira: Na primeira caixa poderiam entra 4 cores,
e na segunda 4 e na terceira 4 e.....assim até a décima caixa. Então o
número máximo de possibilidades de se pintar as 10 caixas pela minha conta
seria 4^10.

Em seguida busquei encontrar o número de possibilidades onde a cor azul não
aparecesse. Então analisei que na rimeira caixa poderiam entrar 3 cores, na
segunda 3 cores, na terceira 3 cores....e na décima 3 cores. Então pela
minha conta eu teria 3^10 onde o azul não aparece.

Então como preciso ter pelo menos uma caixa azul, fiz:

4^10 - 3^10 = achei 989.527 maneiras....

Bem pessoal pelo gabarito eu errei e muitooooo!  O gabarito deu 220 modos.

Não entendi nada!

Peço que vocês me ajudem por favor, para compreender o enorme erro que fiz.

Abração a todos.

Marcelo.

Responder a