(por um mistério postei 3 vezes hoje de madrugada esta mensagem e nada; mais uma tentativa por outra máquina e outro software de email)

Caros colegas da Lista,

Escrevi este email por me sentir extremamente desconfortável com o email do Bouskela, sempre tão erudito... e como não gosto do "quem cala consente", eis algumas ponderações.

Já vi muita coisa em minha atividade de magistério (mais de 40 anos; o que fazer, tenho 63 !...), sempre atuando em "Matemáticas" nas engenharias (graduação os pós) ou em Métodos Matemáticos na área de Logística, ou sendo "vedete vestibulina" na preparação de alunos ao IME/ITA, etc. Embora exerça outras atividades na área de consultoria não é o caso de explicitá-las neste espaço.

Já tive o privilégio de ter alunos excepcionais ao longo da vida, muitos deles militantes desta lista (sem dúvida MUITOS e muitos com mais de 40... de idade...). Tais alunos/ex-alunos, indiscutivelmente, eram e são muito, mas MUITO mais inteligentes do que eu. Genialidade é genialidade e pronto: benção do papai do céu, sem nenhum mérito para quem foi abençoado. Eu me lembro que inúmeras vezes, depois de ralar horas e horas em um problema mais enrolado via, feliz da vida e extasiado, tais alunos apresentarem solução melhor do que a minha em ...15 segundos. Mas eu tinha uma claríssima consciência do meu papel: apenas um facilitador do aprendizado "alheio" e eles possivelmente não sabem até hoje o quanto me ensinaram a ter humildade e a saber dizer "não sei". Agradeço a eles.

Mas agradeço mais a outro tipo de aluno: alunos com graves deficiências na formação básica de Matemática, sem a bênção de uma formação com Currículo adequado, bons professores e sem a inteligência privilegiada dos gênios. Eu via/vejo muitos caminharem lentamente, mas firmemente em busca de uma formação séria onde quer que a pudessem/possam buscar. Até aqui... Exigem/exigiam muito, mas MUITO mais de mim e colaboraram MUITO mais para o meu aperfeiçoamento.

Sem dúvida esta lista nos últimos 2 anos passou a exibir muitos problemas "aparentemente banais e dúvidas bobas", que supostamente não agregam valor "técnico" à mesma, principalmente para quem deseja uma Lista Senior. Mas lembro carinhosamente que a OBM do título da lista (que o Bruno oportunamente mencionou e o Santa Rita reforçou) inclui já há muito tempo as olimpíadas para sexta/sétima, oitava/nona, ensino médio (o velho segundo grau) e as olimpíadas universitárias. E hoje a "olimpíada brasileira", possivelmente maior inclusive que a da Russia (talvez Santa Rita saiba mais sobre isto), conta com a participação de quase 2 dezenas de milhões de candidatos. Isto mesmo. Não é bárbaro? Por isto, paradoxalmente, a Lista desperta hoje muito mais interesse do que há 10 anos atrás..., mas não da turma Senior, é claro.

Espero que você, Luciano, rale muito para suprir suas deficiências atuais e faça um belo curso de Engenharia. Vá fundo. Você corre até o grave risco de ser meu aluno ou estagiário do Bouskela... (ai que maldade, mas não resisti... :-) ).

Concluo sugerindo aos colegas sedentos de uma Lista mais Senior (fato absolutamente defensável) que intermediem esta proposta ao Nicolau (eu já o fiz em privado há poucos anos) mas é possível que ele diga a mesma coisa que àquela época: não funciona...

De qualquer forma, não custa lembrar que nós, vós e eles, os matemáticos de egos eventualmente super-inflados (êta coisinha habitual na nossa tribo) mas com o domínio de outros idiomas, podemos participar de outras dezenas de listas "seniors" disponíveis no espaço sideral, para nosso deleite puramente intelectual... Ossos (também) da democratização e universalização da olimpíada matemática brasileira...

Outra possibilidade é que um grupo de interessados mais "Senior" atue para criar outra Lista. Por que não? É tão simples!

Abraços,
Nehab

PS: Quanto a origem do 666, Bouskela, a única coisa que eu me lembro vagamente é que havia 36 deuses não lembro onde e a soma de seus números (1 a 36) dá o "maldito" 666; daí ser obviamente igual a 36x37/2 e, então, ser divisível por 37.


Albert Bouskela escreveu:

Olá Bruno, Paulo e demais colegas desta Lista,



Muito oportunas as mensagens do Bruno [*] e do Paulo. Neste sentido, além de compartilhar da mesma opinião, acredito que a solução proposta pelo Paulo seja mesmo a mais adequada: é preciso deixar de lado, ao relento, esses problemas típicos de exames para a admissão em alguma instituição. Os objetivos - é claro! - são: resguardar o propósito desta Lista; não torná-la enfadonha para aqueles que, de fato, devem participar deste fórum; evitar que os problemas pertinentes sejam poluídos pela mistura com outros mais simples, o que acabaria por jogar todas as questões numa vala comum que não despertaria o interesse de ninguém, ou quase ninguém etc.



Entretanto, o mais importante é o seguinte: vejo que o Bruno mantém o número 666, o número da Besta do Apocalipse, no seu endereço de e-mail. Daí, vou perguntar ao Bruno:



[*] Na minha modestíssima opinião, já que não sou especialista na interpretação de textos bíblicos judaico-cristãos (embora já os tenha lido até que detidamente), e, além disto, desconheço como foram criados os números cabalísticos, os demônios e as coisas (coisas?) afins, acho que o número da Besta deveria ser primo. Explico-me: quando João escreveu o Livro do Apocalipse e nele fixou o número da Besta, fixou, na mesma passagem, o número do Senhor, 7. Veja que o número do Senhor é primo, i.e., indivisível. É, também, o maior número primo de um único algarismo – João chega a afirmar que se trata de um número perfeito (e João estava iluminado pelo Espírito Santo quando estabeleceu esta numerologia toda!). Mas e o 666? 666 pode ser decomposto em 3 fatores primos (2, 3 e 37) e tem 10 divisores diferentes (e diferentes de 1 e dele próprio). Dá ou não dá o que pensar?



Uma curiosidade bem legal: durante a 2ª Guerra Mundial, os Aliados descobriram que se as letras do alfabeto (a letra “k” incluída) fossem numeradas a partir de 100 (a=100, b=101, c=102...), a soma correspondente ao nome de Hitler resultaria igual a 666 (=107+108+119+111+104+117). Deve ser por causa daquele bigodinho pra lá de ridículo que o cara usava.



Bem, agora que já fiz as minhas gracinhas, vou esquecer minha polidez e dar um conselho ao Luciano:



Meu caro,



Antes de tudo, quero deixar bem claro que não quero ofendê-lo e nem menosprezá-lo! Encare o que vou lhe dizer como sendo as palavras (amargas, eu sei) de quem atua na Consultoria de Engenharia há mais de 30 anos. Lá vai:



Não é possível (i.e., não deveria ser) um aluno chegar ao final do ensino, hodiernamente chamado de “médio”, sem saber resolver – com bastante facilidade – o problema adiante. Isto se torna uma deficiência ainda mais aguda, quando esse aluno (esse é, em princípio, o seu caso) postula uma vaga numa Faculdade de Engenharia. Lá (na Faculdade de Engenharia), logo na 1ª aula de Cálculo I, no 1º período do Ciclo Básico, um desafortunado professor vai tentar lhe ensinar o conceito de “limite” e, depois, as operações de derivação e integração e daí pra frente... É por isso que, nas melhores Faculdades de Engenharia do Brasil, o índice de reprovação em Cálculo I é bem superior a 50% e o abandono do Curso, durante o Ciclo Básico, também ultrapassa bastante esse percentual. A frustração dos alunos, claramente despreparados para as disciplinas de Cálculo e Física, torna-se insuportável e assim, sem outra opção, esses alunos são forçados a perder um ou dois anos da sua escolarização, indo tentar a graduação em outra área do conhecimento.



É evidente que o sistema brasileiro de educação (se é que existe este sistema!) deveria cuidar disso, impedindo o acesso de um aluno despreparado ao nível superior do ensino – mas assim, infelizmente, não é! Talvez até já tenha sido, mas há décadas atrás...



Portanto, peço que você pondere se é mesmo a Engenharia a formação profissional que você almeja e se, para esta formação, você está minimamente preparado.



Perdoe-me a dureza! Desejo-lhe, sinceramente, sucesso!

“Um lojista sabe que, para não ter prejuízo, o preço de venda de seus produtos deve ser no mínimo 44% superior ao preço de custo. Porém ele prepara a tabela de preços de venda acrescentando 80% ao preço de custo, porque sabe que o cliente gosta de obter desconto no momento da compra. Qual o maior desconto que ele pode conceder ao cliente, sobre o preço de tabela, de modo a não ter prejuízo?

A) 10%

B) 15%

C) 20%

D) 25%

E) 36%”



Saudações a todos,

Albert Bouskela

<mailto:bousk...@gmail.com>bousk...@gmail.com

<mailto:bousk...@ymail.com>bousk...@ymail.com
--- Em qua, 29/4/09, Paulo Santa Rita <mailto:paulo.santar...@gmail.com><paulo.santar...@gmail.com> escreveu:

De: Paulo Santa Rita <mailto:paulo.santar...@gmail.com><paulo.santar...@gmail.com>
Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] [obm-l] Questões de Mat. Básica
Para: <mailto:obm-l@mat.puc-rio.br>obm-l@mat.puc-rio.br
Data: Quarta-feira, 29 de Abril de 2009, 11:53

Ola Bruno e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

A mensagem do Bruno e muito boa. Este espaco e uma LISTA DE DISCUSSAO
DE PROBLEMAS DE MATEMATICA OLIMPICA, nao e lugar para se propor
problemas de vestibulares ou concursos publicos. Digo isso, em
primeiro lugar, porque esse era o
objetivo original deste ambiente, conforme pode se ver na pagina da
OBM. Se o Prof
Nicolau nao alterou este objetivo, ele continua o mesmo ... Alem
disso, estudantes de
concursos e vestibulares tem inumeros outros espacos na Internet para
colocarem e discutirem seus problemas especificos, ao contrario dos
estudantes que se preparam
para Olimpiadas, com muito poucas opcoes.

Ha alguns anos, estudantes de olimpiadas de diversas partes do Mundo
assistiam as nossas discussoes. Eu receibia mensagens de alunos de
paises da America do Sul, dos EUA e da Europa interessados nos nossos
problemas, discussoes e solucoes. Me lembro que na traducao dos
problemas russos  :

<http://www.mat.puc-rio.br/%7Enicolau/psr/>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/psr/

Eu precisei disponibilizar a traducao na pagina do Prof Nicolau,
tantos e tao diversificados eram os pedidos.

E o que estamos vendo agora ? A nossa tao estimada lista cheia de
problemas triviais, altamente distantes do ideal olimpico e verdadeira
fonte de solucoes para alunos preguicosos que nao querem pensar. Isso
afugenta os alunos serios, os Prof's competentes e muitas
outras pessoas que poderiam estar colocando aqui belas questoes e
belas solucoes, ajudando assim aquele nosso amigo de um estado
distante, que gostaria de se preparar para as
Olimpiadas de Matematica e que nao dispoe de locais de treinamento
proximo as suas casas.

A maneira mais sabia de combater estas coisas, eu penso, e nao
responder a estas questoes, desestimulando assim aqueles que estao,
conscientes ou nao, desvirtuando este espaco de seu belo ideal
original.

Um abraco a Todos
PSR, 42904090841

EM TEMPO : O Euler nos ensinou a calcular a soma dos inversos dos
quadrados dos numeros naturais. Nomeadamente ele mostrou que :

1 + (1/2)^2 + (1/3)^2 + ... = (pi)^2 /6

Mas tambem e verdade que ele tentou somar os inversos dos cubos dos
numeros naturais sem sucesso. Parece mesmo que esta soma ainda hoje e
um "problema em aberto". Pois bem.  Expresse

T = 1 + (1/2)^3 + (1/3)^3 + ...

Como uma soma de numeros binomiais na qual NENHUM dos numeros binomias
aparece em denominador ou elevado a potencias diferentes de 1.


2009/4/29 Bruno França dos Reis <mailto:bfr...@gmail.com><bfr...@gmail.com>:
> Luciano, teoricamente esta lista tem por objetivo a discussão de
problemas
> olímpicos (afinal de contas, veja o nome da lista), e não a
resolução de
> lista de exercícios. Questões mais abertas, que exigem mais
reflexão do que
> simplesmente cálculo bobo, são sempre bem recebidas pela maioria.
> Infelizmente, nos últimos tempos a lista tem se transformado nisso.
Há
> pessoas que só fazem isso por aqui, colocam suas listas de
exercícios para
> que os outros resolvam, sem nem sequer colocar uma mensagem (começa com
a
> lista de exercícios e assina em baixo, com um apelido).
> Finalmente, muitos dos problemas colocados aqui já foram discutidos, e
estão
> nos arquivos da lista. Claro que se o intuito for promover uma nova
> abordagem a um problema antigo, isso é fantástico. Agora, só pra
saber a
> resposta, ou para discutir a mesma coisa, seria preferível consultar os
> arquivos.
> Bruno
>
> --
> Bruno FRANÇA DOS REIS
>
> msn: <mailto:brunoreis...@hotmail.com>brunoreis...@hotmail.com
> skype: brunoreis666
> tel: +33 (0)6 28 43 42 16
>
> <http://brunoreis.com>http://brunoreis.com
> http://blog.brunoreis.com
>
> GPG Key: <http://brunoreis.com/bruno-public.key>http://brunoreis.com/bruno-public.key
>
> e^(pi*i)+1=0
>
>
> 2009/4/29 Luciano de Siqueira Pimentel <mailto:luciano....@gmail.com><luciano....@gmail.com>
>>
>> 1) Numa certa cidade, foi adotado o seguinte sistema de rodízio de
carros:
>> duas vezes por semana, de segunda a sexta, cada carro fica proibido de
>> circular, de acordo com o final de sua placa (alg. das unidades). O
número
>> médio de finais de placa proibidos diferentes para cada dia de
proibição é:
>> A) 4
>> B) 1
>> C) 3
>> D) 2
>> E) indefinido
>>
>> 2) Um lojista sabe que, para não ter prejuízo, o preço de
venda de seus
>> produtos deve ser no mínimo 44% superior ao preço de custo.
Porém ele
>> prepara a tabela de preços de venda acrescentando 80% ao preço
de custo,
>> porque sabe que o cliente gosta de obter desconto no momento da
compra. Qual
>> o maior desconto que ele pode conceder ao cliente, sobre o preço de
tabela,
>> de modo a não ter prejuízo?
>> A) 10%
>> B) 15%
>> C) 20%
>> D) 25%
>> E) 36%
>>
>> 3) O número de soluções reais da equação x^2 = 2^x
é:
>> A) 0
>> B) 1
>> C) 2
>> D) 3
>> E) 4
>>
>> P.S.: Nessa questão aí eu só achei 2 soluções: x=2 ou
x=4
>>
>> Gostaria de saber mais ou menos como funciona a lista. Estou me
preparando
>> para o vest. do ITA, portanto gostaria de participar da lista mandando
>> outros tipos de exercícios (de Matemática, é claro). Eu
poderia fazer isso
>> ou seria muito inconveniente?
>> Abraços!
>>
>>
>
>

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
<http://www.mat.puc-rio.br/%7Eobmlistas/obm-l.html>http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=========================================================================


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http:/br.maisbuscados.yahoo.com/>Top 10 - <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http:/br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>Celebridades - <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http:/br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>Música - <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http:/br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>Esportes



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http:/br.maisbuscados.yahoo.com/>Top 10 - <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http:/br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>Celebridades - <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http:/br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>Música - <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http:/br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>Esportes



=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=========================================================================

Responder a