Olá!

No período pré-cambriano, quando eu era um aluno pra lá de esforçado,
tentando conseguir uma vaga na Escola de Engenharia da UFRJ, um professor
desafiou a turma com um problema sobre triângulos: o aluno que acertasse (ou
descobrisse) a respectiva solução ganharia uma cerveja – naquela época, pra
um vestibulando como eu, uma cerveja era mais do que ambrosia.

Entretanto, nenhum dos alunos (inclusive eu mesmo) conseguiu resolver o
problema. Lá vai ele:

O triângulo ABC é isósceles em "A" (os ângulos ABC e ACB são iguais).

O ponto "E" pertence ao lado AC; e o ponto "D" pertence ao lado AB.

Os seguintes ângulos são conhecidos: BAC=30 ; BCD=35 ; e CBE=50 (todos
expressos em graus).

Pede-se calcular o ângulo BED.

Obs.: é possível que hoje já seja um problema muito manjado.

  _____

Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é
grátis!
<http://brasil.microsoft.com.br/IE8/mergulhe/?utm_source=MSN%3BHotmail&utm_m
edium=Tagline&utm_campaign=IE8>

Responder a