Olá Marcelo,

vamos dizer que a_i seja o quanto ele deve no mês i.
a_0 = T (valor total da divida)

a cada mês passado, ele paga P reais, mas os juros atuam sobre o valor da
dívida antes do pagamento.
Isto é:

a_(k+1) = j*a_k - P

este recorrência pode ser facilmente resolvida utilizando teoria de
diferenças finitas, visto que é uma
recorrência linear com coeficientes constantes, e o termo independente
também é constante (solução particular
é muito facil de ser encontrada).

no caso particular do seu problema, temos: T = 1000, P = 100, j = 1,05

abraços,
Salhab

Responder a