2009/9/24 Ney Falcao <neyfal...@gmail.com>:
> Bom dia senhores
Oi Ney,

>  Gostaria de saber como se resolve a questão abaixo em nível de 9° ano. Como
> fala em ângulo máximo, pensei em função quadrática, mas não consegui obter
> nenhuma equação. Também pensei em usar a fórmula da área do triângulo em
> função do seno do ângulo, mas debalde. Se puderem esclarecer ficarei muito
> grato.
Dependendo de quanta trigonometria você tiver dado, talvez seja
possível, mas talvez dependa também de derivadas, o que nao me agrada
muito...

>  No triângulo ABC tem-se AB=4cm,  AC=6cm e o ângulo BCA=q. Qual a área do
> triângulo em cm² quando a medida do ângulo q for maior possível?
Mas escrito assim, eu diria que é um problema, na verdade, de
construção geométrica. Imagine um dos lados fixos (o maior, pra
simplificar). O outro "pivota" formando um circulo, certo ? Daí, você
pode ver que o angulo C é "maior possível" numa situação bem precisa
(se eu não me enganei, tangência). Em seguida, você poderá calcular a
área do triângulo sem problemas.

>  Abraço a todos
>
>  Ney Falcão

Abraços,