Um amigo me perguntou como usar essa "tal linha imaginaria".
Respondi-lhe que, apos marcar na areia um "X", correspondente 'a sua
nova posicao, cada jogadora teria algumas opcoes:

1- Estando inicialmente de frente para a outra jogadora, Juliana (por
exemplo) coloca a orelha direita sobre o X, e olhando para a bolinha,
podera' dizer se esta se encontra do lado esquerdo ou direito em
relacao aos pes de Ana.

2- Estando inicialmente de frente para a outra jogadora, Juliana gira
para a direita de 45 graus no eixo vertical, e estica seu braco
esquerdo, apontando-o para Ana. Pendendo a cabeca para a esquerda (de
modo que um dos olhos fique logo acima do ombro), tambem e' facil
dizer de que lado a bolinha esta'.

3- Estando de frente para a outra jogadora, Juliana encosta o cabo da
raquete em seu queixo, e aponta a cabeca da raquete para Ana. Fica
facil descobrir a posicao relatica da bolinha.

4- Estando de frente para a outra jogadora, Juliana prende a
extremidade do cabo da raquete entre os dedos polegar e indicador,
fazendo um pendulo com a raquete, de modo que ela fique pendurada na
vertical. Com o olho direito fechado, basta posiciona-la em frente ao
olho esquerdo, de modo que o plano da face da raquete contenha a reta
entre seu olho esquerdo e a outra jogadora. Dessa forma, Juliana tem
uma boa precisao na determinacao da posicao relativa da bolinha.

Certamente ha' muitos outros metodos para se descobrir a posicao
relativa da bolinha, mas acho que esses ja' demonstram a simplicidade
da tarefa.

[]'s
Rogerio Ponce