Olá Pessoal,

Esse problema é do livro de cálculo do Simmons. Eu resolvi assim:

Modelando a função lucro, temos:

L( x ) = ( 100 - 5x - 40 ) * ( 180 + 30x )
L( x ) = ( 60 - 5x ) * (180 + 30x )

Calculando a derivada, temos:

L'( x ) = 900 - 300x

Fazendo a derivada ser igual a zero:

L'( x ) = 0
   900 = 300x
      3 = x

Substituindo na expressão em L, concluímos que o preço do produto deve ser
100 - 5 * 3 = 85.

Curiosamente, a resposta na minha edição do Simmons é 8.5 (aliás a resposta
é em Cruzeiros... estou ficando velho) ao invés de 85. Acredito que seja um
erro de tradução ou impressão. Por favor, me avisem se alguém achar uma
resposta diferente.

OBS.: Notem que a segunda derivada é < 0, portanto o ponto é de máximo.

Abraços,
Rafael F.