From: maikinho0...@hotmail.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: [obm-l] Qual é o erro? 4=6
Date: Fri, 22 Jan 2010 02:07:28 +0100

Começamos com a seguinte igualdade:

-24 = -24

Escrevemos o número -24 em duas formas diferentes:

16 - 40 = 36 - 60

Os números 16, 40 , 36 e 60 podem ser escritos da seguinte forma:

4x4 - 2x4x5 = 6x6 - 2x6x5

Podemos somar 25 nos dois lados da equação sem a alterar:

4x4 - 2x4x5 + 5x5 = 6x6 - 2x6x5 + 5x5

Agora vemos que tanto no lado esquerdo como no lado direito temos um binômio ao
quadrado (o primeiro termo ao quadrado, menos duas vezes o produto dos dois
termos mais o quadrado do segundo)

(4 - 5)2 = (6 - 5)2

Eliminando o quadrado nos dois lados da equação temos:

4 - 5 = 6 - 5

Finalmente, somando 5 nos dois lados, obtemos o resultado:

4 = 6

Quer ver seus e-mails de todas as contas num lugar só? Junte todas elas no
Hotmail.
Sabia que você tem 25Gb de armazenamento grátis na web? Conheça o Skydrive
agora.
http://www.windowslive.com.br/public/product.aspx/view/5?ocid=CRM-WindowsLive:produtoSkyDrive:Tagline:WLCRM:On:WL:pt-BR:SkyDrive

Responder a